Yves Saint Laurent Catwalk
Fundada por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em 1961, logo após o jovem costureiro deixar seu cargo no comando da Christian Dior, Yves Saint Laurent logo se tornaria uma das casas de alta costura mais bem-sucedidas e influentes de Paris. Apresentando Le Smoking, o primeiro terno de smoking para mulheres, em 1966, Saint Laurent também apresentou criações icônicas inspiradas na arte, desde vestidos Mondrian a preciosos bordados de Van Gogh e a famosa coleção Ballets Russes.
Esta publicação definitiva começa com uma história concisa da casa, seguida de um breve perfil biográfico de Yves Saint Laurent, antes de explorar as próprias coleções, organizadas cronologicamente. Cada coleção é apresentada por um texto breve, revelando suas influências e destaques, e ilustrada com uma galeria de imagens de passarelas cuidadosamente selecionadas. Elas exibem centenas de roupas espetaculares, detalhes, acessórios, looks de beleza e cenografias - e, é claro, as principais modelos de moda que as usavam na passarela. Uma seção de referência rica conclui o livro.
Índice
Prefácio de Andrew Bolton • Introdução por Suzy Menkes • Yves Saint Laurent: Uma Breve Biografia de Suzy Menkes • Criação de uma coleção de Olivier Flaviano • Coleções 1962–2002